Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

FREE Walking TOUR em CURITIBA!

Conheça Curitiba. Nesse post, você terá sugestões do que fazer no centro histórico de Curitiba. Aproveite para fazer o FREE Walking Tour


  A vinda para Curitiba criou uma grande expectativa, pois foi a primeira vez que visitei a capital do Paraná e porque a previsão de tempo era de frio e muita chuva. Detesto viajar dessa forma!

Eu sou agente de viagens e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.



  Mas eu tive sorte, quando cheguei: as chuvas pararam e a temperatura estava bem agradável. Nesse post Free Walking Tour em Curitiba, eu vou compartilhar com vocês dicas do passeio pelo centro histórico. O circuito foi inspirado nas informações do grupo Curitiba Free Walking

  


Como estou hospedada no bairro do Batel, cheguei ao centro através da linha 603 (Pinheirinho) com ponto final na Praça Rui Barbosa.

Quem me conhece sabe que eu adoro usar o transporte público local e em Curitiba, não seria diferente. O sistema rodoviário da cidade é muito famoso em todo o país, sem contar com a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos moradores curitibanos.


PRAÇA RUI BARBOSA_CURITIBA
  
Esses tubos estão espalhados pela cidade e você paga a passagem antes de entrar no ônibus, com o trocador que fica próximo a catraca de entrada do tubo.


  Fui até o ponto final, que fica na Praça Rui Barbosa. Essa praça é um dos pontos principais do centro por conter vários terminais de ônibus. Há um comércio em volta que lembra a rua da Alfândega do Rio: lojas com preços honestos e produtos de todas as qualidades.


PRAÇA RUI BARBOSA_CURITIBA

No Walking Tour em Curitiba, vou descrever os lugares por onde andei no centro:


1-Rua 24 horas: ela fica entre a Praça Osório e a Praça Rui Barbosa. Não sei se algum dia ela foi 24hs, mas agora, tem horário certo para fechar. Ela é ponto de referência para quem procura restaurantes, cafés e objetos de decoração.

Horário: as lojas das 9h às 19h e a praça de alimentação das 9h às 22h

Nela você encontra uma concentração de bares e restaurantes. Muito visitada pelos cidadãos locais ou pelos turistas na hora do almoço. No entorno dela, há galerias com diversas lojas como antiquários e cafeterias.


RUA 24HS_CURITIBA

2-Praça Osório: depois fui em direção à Praça Osório, um lugar bem agradável, com banquinhos para descansar os pés e observar o movimento. O jardim é impecável, muito bem cuidado e o verde prevalece em todo lugar.


PRAÇA OSÓRIO_CURITIBA


PRAÇA OSÓRIO_CURITIBA

3-Rua XV de Novembro: saindo da Praça Osório, peguei a avenida Luis Xavier, onde continua como  rua XV de Novembro. Há muitas atrações culturais perto dela, então vale a pena seguir por toda a rua.

Quase toda a rua é de pedestre, de fácil acesso e ponto de muito comércio: lojas, bancos e restaurantes: é considerado um verdadeiro shopping a céu aberto.


RUA XV DE NOVEMBRO_CURITIBA


RUA XV DE NOVEMBRO_CURITIBA

MAPA GOOGLE
   Na altura da Praça Zacarias, há uma biblioteca itinerante (dentro de um ônibus). Continuei em frente até chegar à Praça Tiradentes.


BIBLIOTECA ITINERANTE_CURITIBA

4-Praça Tiradentes: no meio da praça há um piso de vidro que permite observar o antigo calçamento. Também  pode encontrar o ponto final do ônibus de turismo e a Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Horário da Catedral: das 9h às 17:30h


PRAÇA TIRADENTES_CURITIBA


CATEDRAL_PRAÇA TIRADENTES_CURITIBA

5-Largo das Flores e Paço da Liberdade: logo ao lado da Praça Tiradentes, há o mercado de flores e o Paço da Liberdade.

Inicialmente, o Paço foi construído para abrigar o Mercado Municipal. Após algumas ampliações, ele foi sede da Prefeitura de Curitiba. Hoje, o SESC faz manutenção para manter um espaço cultural com café, livraria, biblioteca, auditório e salas com exposições. 

O seu estilo é o neoclássico e art noveau, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Horário do Paço da Liberdade: de 10h às 18h




LARGO DAS FLORES_CURITIBA


LARGO DAS FLORES_CURITIBA


PAÇO DA LIBERDADE_CURITIBA

MAPA GOOGLE




6- UFPR e Teatro Guaíra: seguindo a rua XV de Novembro, você chega na Praça Santos Andrade, onde abriga a primeira universidade do Brasil, a UNPR, e o Teatro Guaíra.

UFPR_CURITIBA


TEATRO GUAIRA_CURITIBA

7-Capela Santa Maria e Caixa Cultural: ao sudeste da praça Santos Andrade, você pode visitar a Capela Santa Maria e a Caixa Cultural na rua Conselheiro Laurindo.


CAPELA SANTA MARIA_CURITIBA


CAIXA CULTURAL_CURITIBA


MAPA GOOGLE

8-Rua São Francisco: subindo pela rua Presidente Faria, você tem acesso à rua São Francisco, à esquerda, onde  há uma concentração de bares e restaurantes. Ou pode seguir em frente até chegar ao Passeio Público.


RUA SÃO FRANCISCO_CURITIBA

PASSEIO PÚBLICO_CURITIBA
   
O Passeio Público, inaugurado em 1886, foi o primeiro parque e obra de saneamento da cidade. O charco que havia na época foi transformado em área de lazer para a população. 


MAPA GOOGLE

9-Largo da Ordem: se você estiver no Passeio Público, depois pode seguir pela rua Carlos Cavalcante até a rua Duque de Caxias e lá, descer um pouco até chegar na rua São Francisco para ter acesso ao Largo da Ordem.


LARGO DA ORDEM_CURITIBA

10-Casa Romário Martins: o Largo da Ordem possui um histórico cultural muito importante para Curitiba. Há uma casa portuguesa do início da civilização local, que hoje, funciona como um simpático museu: Casa Romário Martins.

O museu retrata uma interessante exposição sobre os restaurantes e bares de Curitiba nas décadas de 1950 e 1960.


CASA ROMÁRIO MARTINS_CURITIBA

CASA ROMÁRIO MARTINS_CURITIBA

11-Lugares no Largo da Ordem: no Largo da Ordem você também pode apreciar alguns lugares históricos da cidade, como:

  • a igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas 
  • a casa de Dança Hoffmann 
  • o Bar do Alemão 
  • o Museu de Arte Sacra  
  • o Memorial de Curitiba



IGREJA DA ORDEM TERCEIRA_CURITIBA

CASA DE DANÇA HOFFMANN_CURITIBA

LARGO`S BAR_CURITIBA

BAR DO ALEMÃO_CURITIBA

MAPA GOOGLE

12-Praça Garibaldi: subindo um pouco a rua Dr Claudino dos Santos, você encontra:
  • o Solar do Rosário 
  • a igreja do Rosário 
  • a igreja Presbiteriana independente  
  • a Casa da Leitura


RUA DR CLAUDINO DOS SANTOS_CURITIBA

CASA DA LEITURA_CURITIBA

SOLAR DO ROSÁRIO_CURITIBA

IGREJA DO ROSÁRIO_CURITIBA

MAPA GOOGLE

13-Biblioteca Pública: voltando para a Praça Rui Barbosa, peguei a rua Ebano Pereira  e na esquina com a rua Cândido Lopes, você pode visitar a Biblioteca Pública, onde há visitação com marcação prévia.

Atenção: serviço bibliotur

Visita monitorada em todos os setores da instituição com agendamento prévio pelo telefone: (41) 3221-4978 ou email: aliceywatsugu@bpp.pr.gov.br


BIBLIOTECA PÚBLICA_CURITIBA

BIBLIOTECA PÚBLICA_CURITIBA

   Na volta do tour, peguei a rua Luiz Xavier para lanchar. Além de você encontrar lojas no decorrer do calçadão, há também, galerias estreitas com restaurantes.

  Minha última parada foi na praça Rui Barbosa, ponto final do meu tour e pronta para pegar o ônibus 603 para voltar para o hotel.

  Circular pelo centro de Curitiba foi incrível, mas sugiro que não levem máquinas de fotografia penduradas no pescoço ou celular na mão. Como todo centro urbano, há suas preocupações com a violência, principalmente com o roubo, então, previnem-se para que não sejam surpreendidos.


   Se você tiver mais tempo na cidade, sugiro que faça esse tour em dois dias para andar de forma descompromissada e visitar os lugares com calma. Eu fiz em um dia, pois o meu tempo estava curto. Sim, é possível fazê-lo em um dia, mas foi um pouco cansativo.




Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:

1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo

Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país,  informando o melhor preço. 



2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo. 

Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.







Vejam outras dicas de viagem na região Sul do Brasil:





Share

Dani Turismo

Post A Comment:

0 comments:

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br