Agência de Turismo

Hospedagem

Booking.com

AMERICANAS

Navigation

Como viajar de trem pela Tailândia?

Como viajar de trem pela Tailandia?



  Acredito que a aventura fica completa quando você introduz diferentes meios de transporte em sua viagem. Eles existem para facilitar a sua vida e estão por todos os cantos, basta você ter o interesse e buscar informação.

Eu sou agente de viagem e ajudo o cliente a montar o seu roteiro dos sonhos. Os preços da passagem aérea + hospedagem + aluguel de carro + seguro viagem são conforme o mercado. Entrem em contato para conferir os valores dos pacotes e receba o seu roteiro GRATUITO! 

Contato: blog@dani.tur.br.


  Sou defensora de que você é capaz de viajar por conta própria, então, basta acreditar em suas decisões e se planejar para isso. Clique aqui para ler  dicas de como iniciar um planejamento de viagem.

  A viagem de trem que fiz na Ásia foi inesquecível, porque não seria qualquer viagem, eu optei por fazer duas diferentes: uma diurna (de Bangkok até Ayuthaya) e outra noturna (de Ayuthaya até Chiang Mai). Já tinha lido, que vários europeus faziam esse esquema pra aproveitar mais o tempo disponível durante a viagem e decidi que iria chegar em Ayutthaya de trem.

Nesse post Como viajar de trem pela Tailândia?, falarei dos detalhes de onde, como e quando comprar o ticket de trem.


1- Onde fica a estação de trem em Bangkok?

  Se você está circulando por Bangkok através do transporte público, a estação do trem fica no final da linha do metrô em Hua Lamphong. À saída do metrô fica ao lado da ferroviária e não tem como errar, é só seguir as placas dizendo Railway Station.


BANGKOK THAILAND


2- Onde comprar o ticket de trem?

  Assim que você entra na ferroviária, encontrará cabines de venda de bilhete. Os funcionários sabem falar inglês e te explicam as diferenças de tarifas.


BANGKOK THAILAND

  Caso você ainda não tenha pesquisado sobre os horários do trem, pode buscar essa informação em outro guichê para receber uma tabela de origens, destinos e horários.


3- Quando comprar?

   Recomendo que passe, pelo menos, dois dias antes na ferroviária para comprar a passagem noturna. Ela é bastante requisitada e dependendo do vagão que queira ficar, esgota rápido. Em principio, eu queria uma passagem na primeira classe, pois você fica numa cabine particular com banheiro privativo, mas não havia mais essa opção quando fui comprar, então, comprei na segunda classe, onde as camas ficam no corredor e com banheiro compartilhado.

  Vagões para mulheres! Se você é uma mulher e estiver viajando sozinha ou com amigas, há vagões exclusivos para mulheres. É só perguntar no guichê na hora da compra.

  Já os tickets das viagens diurnas são vendidos no mesmo dia do embarque, eles não vendem de forma antecipada.


BANGKOK THAILAND

  Alta temporada: Se você estiver viajando na alta temporada, tudo se esgota mais rápido, então, fiquem atentos com a compra do bilhete para não ficar na mão.


4- Venda através de agências:

  Há algumas agências que vendem as passagens pela net e como eu geralmente compro passagens de trem antes de sair do Brasil, achei que poderia ser uma boa opção. Até eu ler alguns relatos de pessoas falando que a logistica delas, para a entrega do bilhete, não é muito boa. O turista teve que sair de sua programação diária para buscar o bilhete em uma loja credenciada pela agência. Enfim, eu não teria tempo para isso e achei melhor comprar pessoalmente no guichê da ferroviária.


5- O que precisa para comprar o bilhete?

   Os bilhetes são vendidos com a moeda local (Baht - THB), você pode comprar com dinheiro ou cartão.


6- Como foi a viagem de trem de Bangkok até Ayuthaya?

  Cheguei por volta das 11hs na ferroviária e fui comprar o bilhete. Já tinha lido que havia uma certa resistência deles venderem bilhete diurno da terceira classe para turista. Esse é o bilhete mais barato e eles deixam para o povo local ter oportunidade de viajar com tarifas mais em conta. De certo modo, achei certo essa atitude e o preço é muito barato mesmo.

   Eu nem perguntei e eles me venderam na terceira classe, talvez, porque o trem não estava cheio no horário que eu iria.


BANGKOK THAILAND

  Após comprar a passagem, fui correndo pra plataforma. Já estava em cima da hora e sai correndo e gritando para esperar… só eu mesmo… nem precisava disso, pois eles são bem cautelosos e viram que havia uma doida correndo em direção ao vagão, por isso, enviaram uma mensagem para o maquinista segurar o trem um pouquinho.


Sugestão de hospedagem em Bangkok:



  A viagem até Ayutthaya levou aproximadamente 3 horas e nesse tempo, fui observando o entra e sai nos vagões. Algumas famílias com filhos, viajantes solitários, vendedores de salgadinhos e bebidas, monges e funcionário da cia ferroviária checando os bilhetes.


BANGKOK THAILAND

   O trem foi passando por bairros mais afastados do centro, onde você pode ver o dia a dia dos trabalhadores tailandeses. Seu cotidiano, dormitório e a cidade como um todo.


BANGKOK THAILAND

   Antes de chegar em Ayutthaya já fui me movimentando e perguntando aos locais se faltava pouco pra chegar.  Quando realmente chegou, todos vieram até a mim pra avisar, inclusive o funcionário do trem. Nossa, nem percebi que eu tinha mobilizado tanta gente!

  A estação de Ayutthaya é pequena, mas no tamanho suficiente para oferecer tudo que uma estação precisa: lugar para guardar mochilas e malas, banheiro, lanchonete, guichês e bancos.


BANGKOK THAILAND

  O meu tour em Ayutthaya será mencionado em outro post. Nesse, estou esclarecendo como viajar de trem pela Tailândia.


BANGKOK THAILAND

7- como foi a viagem noturna de Ayutthaya até Chiang Mai?

  Após a visita a Ayutthaya, voltei para a estação de trem para pegar o próximo, noturno.


BANGKOK THAILAND

  Recomendo que não cheguem em cima do horário da chegada do trem por alguns motivos:

1-Ele não fica parado por muito tempo na estação, então, antes da chegada dele, o ajudante da ferroviária ajuda os passageiros a se posicionarem no lugar certo na plataforma. Ele te pergunta em qual classe e vagão o bilhete foi emitido.

  Os que chegaram depois, ficaram perdidos, sem saber onde ficar na plataforma e quando o trem chegou, ficaram correndo que nem desesperados para cehgar no seu vagão.

   O trem é bem extenso e ocupa duas plataformas da estação onde uma complementa a outra. Nesse ponto, percebi que o trabalho do ajudante foi fundamental para que o trem não ficasse muito tempo parado na estação.


BANGKOK THAILAND

2-há muitos trens com a rota por Ayuthaya. Talvez pelo lugar ter um território bem menor do que uma cidade grande, você acha que há poucas rotas para lá. Doce engano!

  Como cheguei cedo, fiquei impressionada como há rotas passando por Ayutthaya e eu, ficava sempre alerta para que não perdesse a saída do meu.

Dica 1: pergunte quantas vezes forem necessário para que você tenha certeza da informação que você precisa ter.

Dica 2: no caso da estação de trem, seria ideal perguntar para quem trabalha nela, pois, as vezes, os passageiros podem até te ajudar, mas não terão uma informação precisa.


3-as vezes o trem passa um pouco antes ou depois do horário programado. Fiquem de olho!

  Finalmente ele chegou e subi no vagão correspondente ao meu bilhete: segunda classe e para mulheres.


BANGKOK THAILAND

  As poltronas que são usadas durante o dia viram camas à noite e há uma funcionária que arma e arruma as camas para você. É só esperar e aguardar a sua vez.

  O espaço para guardar as malas é bem pequeno, então, evitem de viajar com malas grandes. Embaixo da cama inferior, há um espaço pra que você deixe a sua mala e a minha bolsa de mão, com documentos, passaporte e dinheiro ficou junto comigo, na cama.

   Minha cama era no nível superior. Quais são os prós e contras de uma cama no nível superior?


BANGKOK THAILAND

Prós:
  • você tem uma visão melhor do corredor, do vai e vem dos passageiros;
  • pra quem não consegue dormir por causa de barulho, a cama fica mais reservada.

Contras:
  • é um pouco chato entrar e sair da cama porque a escada é bem no canto, após o término da cama;
  • ela é menor do que a do nível inferior, pois o formato do trem é meio ovalado no topo.


  Se eu tiver oportunidade de fazer esse passeio de novo, escolheria uma cama no nível inferior, com certeza! ou ficaria na primeira classe com banheiro privativo.


  A experiência foi bem interessante. Você sente o balanço do trem nas curvas, as acelerações e paradas. Mas foram poucas paradas até as 2hs da manhã e depois, ele segue direto, em ritmo lento, até as 6hs.


  As 6hs, você acorda mesmo que não queira. A funcionária do trem começa a movimentar a galera pra poder arrumar as camas até as 7hs quando ele chega no destino final, Chiang Mai.


BANGKOK THAILAND

  Durante esse tempo, você se arruma e assiste o amanhecer pela janela. Amei! Nunca tinha viajado de trem à noite e adorei a experiência, mesmo não tendo uma noite de sono e descanso.


BANGKOK THAILAND




Aprenda a planejar a sua viagem e não esqueça de alguns detalhes fundamentais, como:

1- O Seguro Viagem: hoje em dia, não tem como viajar para o exterior sem o seguro viagem. Há diversos no mercado, por isso, eu sempre pesquiso pelo Seguros Promo

Você preenche o destino e a data da viagem e ele faz uma busca com as seguradoras do país,  informando o melhor preço. 



2- O aluguel do carro: outro item que a gente faz perder um tempão pesquisando. Hoje, eu faço a minha pesquisa através da Rent Cars, um site que compara aluguel de carro em mais de 100 locadoras do mundo. 

Sem contar que pode pagar em Real, evitando o pagamento do IOF.








Share

Dani Turismo

Post A Comment:

2 comments:

  1. Ei Dani! Que legal! Super diferente mesmo a experiência. Mas dessa vez não faremos. Optei mesmo por deslocamentos aéreos e barcos (speed boat/ferry) para otimizar o meu tempo. Nunca viajei à noite de trem, mas o Julio já! Acho que é uma ótima pedida para economizar uma diária de hotel e muito válido em várias situações! Parabéns pelo post.
    Beijos,
    Lily
    Apaixonados por Viagens

    ResponderExcluir
  2. Lily, foi uma experiência ímpar essa viagem de trem. A primeira vez a gente nunca esquece.. kkk.. Gostei!
    Sobre custos, foi absurdamente mais barato ir para Chiang Mai de trem, além de evitar aqueles trâmites aeroportuários que são bem chatinhos. Bjao

    ResponderExcluir

Obrigada por sua mensagem! Você pode receber mais informações enviando as suas dúvidas para o email comentarios@dani.tur.br